O Messiense


JANDUÍS

Leandro Tomé é o novo presidente da Câmara de Vereadores janduiense

Enquanto os demais Municípios já conheciam os dirigentes de suas Câmaras Municipais para o biênio 2013-2014, em Janduís, no Médio Oeste do Rio Grande do Norte, a eleição para este fim aconteceu apenas nesta sexta-feira, 4 de janeiro, às 16 horas. O Regimento Interno da Casa Legislativa municipal assim determina.

Com cinco votos a favor, contra quatro, Leandro Tomé (PRB) foi eleito presidente da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Janduís, em disputa travada com Adeilson Alves de Medeiros (PSD), que tinha sido presidente do parlamento municipal de 1º de janeiro de 2011 a 31 de dezembro de 2012. 

Antônio Gomes Batista (Braga, do PT) foi eleito vice-presidente, Lázara Maia (PT) foi eleita para a primeira secretaria e Ivamar (PT) foi eleito para a segunda secretaria da Casa de Leis do Município.

Nas eleições de 7 de outubro de 2012, Leandro Tomé foi o vereador mais votado de Janduís, sendo essa também a sua primeira eleição para o cargo de vereador.

Ele e todos os demais eleitos para a Mesa Diretora fizeram parte da coligação "Paz e Trabalho", formada por PT, PRB, PMN e PC do B, que apoiava os candidatos a prefeito e vice-prefeito Nailka Saldanha e Raimundo Canuto de Brito, respectivamente.

O então prefeito Salomão Gurgel Pinheiro (PT) apoiava esse projeto político, que acabou derrotado nas urnas por Lígia Félix e João Neto, eleitos respectivamente para os cargos de prefeito e vice-prefeito de Janduís.

Todavia, embora a chapa majoritária do então grupo situacionista tenha perdido a eleição para os cargos de prefeito e vice, o grupo elegeu cinco dos nove vereadores que compõem a Câmara Municipal.

O agora presidente Leandro Tomé teve atuação em Janduís na década de noventa do século passado na área de cultura, e a partir de 2005 ele esteve à frente da Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Janduís, na segunda gestão administrativa de Salomão Gurgel, que foi prefeito de Janduís em três momentos diferentes.

Leandro Tomé também foi secretário do Planejamento de Janduís, igualmente numa das gestões do médico Salomão Gurgel.

Na iniciativa privada, Leandro Tomé trabalhou no departamento comercial do Jornal de Fato, de Mossoró, e estava à frente de empresa do ramo da construção civil e de limpeza urbana.

Por sua vez, Antonio Gomes Batista (Braga) já é vereador de vários mandatos, e também já ocupou, por dois mandatos seguidos, a presidência da Câmara Municipal de Janduís.

A vereadora Lázara Maia (PT) ganhou espaço após o seu tio, Raimundo Canuto de Brito (Raimundo do Sindicato), ter sido candidato a vice-prefeito  na chapa encabeçada por Nailka Saldanha. Raimundo era vereador até 31 de dezembro de 2012.



Escrito por alcimarantonio às 22h32
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




CENTENÁRIO DO REI DO BAIÃO

Academia de Literatura homenegeia Gonzagão em livro

Em 2012, o cantor e compositor Luiz Gonzaga completaria cem anos, se vivo estivesse. Por todo o País, foram muitas as homenagens prestadas à memória do mais notável artista musical nordestino e um dos mais importantes para a música brasileira.

Fundada recentemente, a Academia Norte-rio-grandense de Literatura de Cordel, em homenagem aos cem anos de Luiz Gonzaga, lançou em novembro de 2012 o livro "Luiz Gonzaga em Cordel".

Organizado por Marcos Antônio de Andrade Medeiros, o livro contém diversos trabalhos da literatura de cordel, todos alusivos ao "Rei do Baião", de autoria de quatorze membros da Academia Norte-rio-grandense de Literatura de Cordel.

Aldaci de França, Antonio Francisco, Francisco Queiroz, Geni Milanez, José Acaci, Josenira Fraga, Juarez Araújo, Kyldemir Dantas, Marciano Medeiros, Marcos Medeiros, Xexéu, Rosa Regis, Sírlia Lima e Tonha Mota fizeram, em versos de cordel, belas homenagens ao "Velho Lua", como também era conhecido o forrozeiro Luiz Gonzaga.

O livro foi impresso pela EDUFRN - Editora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Luiz Gonzaga foi cantor, compositor e o mais conhecido artista popular do Nordeste. Teve parcerias de vários anos com diversos compositores, destacando-se entre estes Humberto Teixeira e Zé Dantas.

Na medida do possível, o Blog pretende trazer poemas que compõem o livro "Luiz Gonzaga em Cordel", para assim, também, prestar justa homenagem àquele que levou e elevou o nome do Nordeste brasileiro por este Brasil continental.



Escrito por alcimarantonio às 18h17
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




OPINIÃO

O ACORDO ORTOGRÁFICO - HÁ MAIS O QUE FAZER

Mauro Santayana

Nada contra os gramáticos e seu ofício. Mas esse Acordo Ortográfico com os portugueses sempre pareceu forçado e inútil. Não é a ortografia que separa as duas línguas, o português brasileiro e o português de Portugal. É a própria visão de mundo, que se reflete na língua culta (escrita), e na conversação coloquial.

Durante muito tempo, a comunicação cotidiana no Brasil se fazia com a língua geral, que desapareceu, pouco a pouco, enquanto o português brasileiro se afirmava nos púlpitos, na poesia, nos documentos oficiais. Enriquecida dos vocábulos ameríndios e das línguas africanas, a língua brasileira começou a distinguir-se da que se falava em Portugal,  contaminada, com o tempo, de francesismos e anglicismos.

Entre os grandes escritores portugueses do século 20, destacam-se alguns que viveram no Brasil, e se deixaram influenciar pela nossa linguagem própria, como foram, entre outros, Miguel Torga e Ferreira de Castro. Torga passou a adolescência em Leopoldina, Minas, e Ferreira de Castro viveu dos 12 anos até a idade adulta nos seringais e rios amazônicos. Os dois se encontram entre os maiores escritores portugueses do século 20. E um dos melhores livros sobre a vida amazônica da primeira metade do século 20 é o de Ferreira de Castro, A selva. É na leitura de Saramago e Aquilino Ribeiro, pelos brasileiros,  e de Jorge Amado e Guimarães Rosa, pelos portugueses,  que os dois universos intelectuais se encontram.

O Acordo pode ter agradado aos que o sugeriram e trabalharam na simplificação ortográfica, mas desagradou a grandes escritores de um e do outro lado do Atlântico. Os jornais portugueses, e seus melhores escritores, o rejeitam. Muitos acusam o Brasil de exercer imperialismo cultural e econômico nas negociações do Tratado. Em nosso país, fora alguns gramáticos (nem todos) e alguns jornalistas, o desagrado é geral.

Com o abastardamento da linguagem, na redução do vocabulário e na particular ortografia das redes virtuais, uma linguagem escrita que assegure a reprodução exata dos fonemas é necessária, a fim de que se preserve a linguagem e se mantenha a mesma forma culta em todo o território brasileiro.

Sinais gráficos como o trema e o acento circunflexo são indispensáveis para manter a identidade entre as letras e os sons.

A presidente Dilma Rousseff agiu com prudência ao prorrogar por mais três anos a obrigatoriedade do cumprimento do Acordo. Ela atendeu à pressão dos portugueses e dos países da CPLP, mas prestou grande serviço aos brasileiros. Seria o caso de os nossos jornais, que entraram no jogo dos gramáticos, voltarem à ortografia em uso.

É de se esperar que esses três anos devolvam o bom-senso aos legisladores daqui e “d’além-mar”, para deixar as coisas tal como elas se encontram. Temos mais o que fazer, no Brasil e em Portugal, do que banir o trema, o acento circunflexo e o hífen. E, sem tais recursos, fica mais difícil aprender a falar bem, e a pensar com clareza.

Fonte: www.maurosantayana.com, via www.viomundo.com.br



Escrito por alcimarantonio às 16h57
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




OESTE DO RN

Primeiro dia do ano teve posse de eleitos, eleição de dirigentes de Câmaras, empossamento de prefeito interino e até falta de eleição para Mesa Diretora de órgão legislativo

O dia 1º de janeiro de 2013 foi de empossamento nos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereadores dos Municípios brasileiros. Os eleitos em 7 de outubro de 2012 finalmente chegaram aos cargos que venceram em disputa voto a voto.

O primeiro dia do novo ano foi também de eleições para os cargos das Mesas Diretoras das Câmaras Muncipais em quase todos os Municípios potiguares. Apenas em um Município norte-riograndense, ao menos segundo levantamento feito por O MESSIENSE, não houve eleição para a Mesa Diretora de sua Casa Legislativa.

O Blog acompanhou o resultado das eleições para os cargos de direção dos Poderes Legislativos de alguns Municípios do Oeste potiguar, e passa a relacionar os eleitos, iniciando por Messias Targino:

MESSIAS TARGINO - Com seis votos a favor e três em branco, foi conduzido à presidência da Casa de Leis do Município o vereador Juscelino Herculano Jales (PR), tendo como vice-presidente Sebastião Maltez (Rosean, do PP).

Juscelino, que está no segundo mandato de vereador, foi o líder da bancada da prefeita Shirley Ferreira Targino (PR) durante toda a sua segunda gestão, que aconteceu de 1º de janeiro de 2005 a 31 de dezembro de 2012.

O novo líder da bancada da situação, do agora prefeito Arthur Oliveira Targino (PMDB), é o vereador Ânderson Medeiros Martins (PMDB), que também está no segundo mandato.

O prefeito Arthur Targino e o vice-prefeito Genésio Francisco Pinto Neto (Pôla Pinto, do PT) têm maioria de seis num colegiado de nove edis.

PATU - Com oito, dos nove votos, o vereador Suetônio Oliveira Moura (PTN) foi eleito presidente da Câmara Municipal, tendo como vice-presidente o edil Manoel Lindomar (Mamá, do PPS).

Mamá foi reeleito para o cargo de vereador em 7 de outubro de 2012, enquanto Suetônio é estreante no cargo de vereador.

Os dois integram a base de apoio à prefeita Evilásia Gildênia de Oliveira (PSB) e à vice-prefeita Gorete Dantas Forte (PV), reeleitas em outubro do ano que se findou.

RAFAEL GODEIRO - Antonio Carlos Dantas (Sargento Carlos) e Unilson Pereira de Oliveira Filho (Bodin) foram conduzidos, pelo voto da maioria dos seus pares, aos cargos de presidente e vice-presidente, respectivamente, da Câmara Municipal.

Os dois novos dirigentes do Parlamento Municipal, ambos do PSB, foram reeleitos para o cargo de vereador na coligação que deu lastro à candidatura do médico Abel Filho, que foi reeleito prefeito do Município e está agora no seu quinto mandato de prefeito.

OLHO D´ÁGUA DO BORGES - O prefeito recém-empossado Breno Queiroga (PMDB), eleito em outubro de 2012, e o ex-prefeito Jackson Queiroga (PMDB), cujo mandato teve fim de 31 de dezembro passado, convenceram a sua bancada a votar nos nomes de Célia Queiroga e Abel Vilmar de Araújo para os postos de presidente e vice-presidente da Câmara Municipal. E os dois foram eleitos.

Há comentários que o ex-prefeito Dedé Gonzaga, aliado de Breno e Jakcson, tinha em mente outro nome.

Mas, no final, houve entendimento comum dentro do grupo do prefeito Breno e a situação olhodaguense se manteve também à frente da Casa Legislativa municipal.

FELIPE GUERRA - Salomão Gomes e Ronaldo Pascoal foram os vereadores eleitos para os cargos de presidente e vic-presidente da Câmara Municipal. Haroldo Ferreira foi o prefeito eleito em outubro de 2012, assim empossado neste dia 1º de janeiro no cargo de Chefe do Poder Executivo.

JOÃO DIAS - Luciana Veríssimo foi o nome escolhido pelos vereadores da Câmara Municipal para ser a sua presidente para o biênio 2013-2014.

MOSSORÓ - A Câmara Municipal do segundo maior Município do Rio Grande do Norte e principal Município da região Oeste do Estado elegeu o vereador Francisco José da Silveira Júnior (PSD) para o cargo de presidente. Silveira Júnior foi também presidente da Casa nos últimos dois anos.

O primeiro vice-presidente eleito foi o vereador Alex Moacir (PMDB), e o segundo vice-presidente escolhido pela Casa foi o vereador Soldado Jadson.

Embora tenha participado, em 2012, da campanha eleitoral da candidata a prefeita Larissa Rosado (PSB), Silveira Júnior foi nome apoiado para presidir a Câmara Municipal dos "Monxorós" pela prefeita Cláudia Regina (DEM), que derrotou Larissa no pleito eleitoral de 7 de outubro de 2012, e que também foi empossada neste dia 1º de janeiro, juntamente com o vice-prefeito Wellington (PMDB).

Silveira apenas não obteve o voto do vereador Lairinho Rosado (PSB), que é filho do ex-deputado federal Laíre Rosado e da deputada federal Sandra Rosado (PSB) e irmão da candidata derrotada Larissa Rosado.

SERRA DO MEL - O vereador Fábio Bezerra de Oliveira (PMDB), filho do ex-prefeito Izete Bezerra, e Vandré Veras (PMDB), vereador reeleito no pleito eleitoral de outubro de 2012, foram os eleitos por seus colegas de Parlamento para os cargos de presidente e vice-presidente, respectivamente, da Câmara Municipal.

Integrantes do grupo político que administra Serra do Mel há muito tempo e que teve como último prefeito Josivan Bibiano de Azevedo, Fábio e Vandré não tiveram dificuldade para vencer as eleições na Câmara Municipal, pois a base situacionista no Legislativo deste Município serrano tem sete de um total de nove vereadores.

O detalhe importante dessa eleição da Câmara Municipal é que Fábio Oliveira assumiu, logo após, o cargo de prefeito - interino - da Serra do Mel, e Vandré logo passou ao cargo de presidente do Legislativo municipal.

E assim aconteceu porque, na Serra do Mel, a eleição para os cargos de prefeito e vice-prefeito teve o seu resultado anulado pela Justiça Eleitoral, que realizará no Município novas eleições.

Fábio é filho de Irmã Lúcia Moura, única candidata a prefeito do Município serrano a receber votos válidos, eis que o candidato a prefeito da oposição, sindicalista Manoel Cândido (PT), que recebeu mais votos na eleição passada, teve indeferido o seu registro de candidatura, embora tenha recorrido dessa decisão para instâncias superiores.

Com a ida de Fábio para a Prefeitura, quem assumiu a vaga remanescente na Câmara Municipal foi a primeira suplente Mércia Costa, também do PMDB.

Empossado no cargo de Prefeito do Município, mesmo que em caráter interino, Fábio adquire o direito de disputar a eleição para o cargo de prefeito, em pleito suplementar a ser aprazado pela Justiça Eleitoral, sendo assim um possível candidato à reeleição, o que já é cogitado no Município.

JANDUÍS - Neste Município, assim como em quase todos os demais, houve a posse da prefeita (no caso, Lígia Félix, do PSDB), do vice-prefeito (João Neto) e dos veradores.

No entanto, seguindo-se o Regimento Interno da Câmara Municipal, apenas nesta sexta-feira, 4 de janeiro, é que os vereadores de Janduís escolherão os membros da Mesa Diretora de sua Câmara.

O grupo derrotado para prefeito em outubro de 2012, liderado pelo ex-prefeito Salomão Gurgel Pinheiro (PT), elegeu cinco dos noves vereadores do Município, enquanto que o grupo da prefeita Lígia Félix elegeu quatro.

À exceção de Serra do Mel, os prefeitos e vice-prefeitos empossados neste dia 1º de janeiro terão mandatos até 31 de dezembro de 2016, mesmo período para o mandato dos vereadores, inclusive da Serra do Mel.

Em todas as Câmaras Municipais, os mandatos dos membros das Mesas Diretoras, agora eleitos por seus pares de Casas Legislativas municipais, irão até 31 de dezembro de 2013.

Em alguns Municípios, é permitida a reeleição dentro da mesma legislatura (período legislativo de quatro anos, que coincide com o período do mandato de vereador), e noutros Municípios esta reeleição não é permitida.



Escrito por alcimarantonio às 23h37
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




TELEFONIA CONFUSA

Usuários de operadora de telefonia têm novo problema: as linhas cruzadas

Se você é usuário da Tim, a principal operadora de telefonia celular do interior do Rio Grande do Norte, tenha cuidado quando for usar o serviço. Se, via telefone móvel, for contar algum segredo ou fazer uma declaração de amor, primeiro se certique sobre quem realmente está do outro lado da linha.

É que, embora a Tim tenha diminuído (mas não erradicado por completo) os casos em que o serviço fica totalmente indisponível, o consumidor agora se depara com novo problema, que são as chamadas linhas cruzadas.

O Blog ouviu consumidores de alguns Municípios da região Oeste do Rio Grande do Norte, inclusive Patu, Messias Targino e Olho D´água do Borges, e também constatou por ele próprio, que tem sido comum que o usuário pretenda telefonar para um contato seu, e acabe por ouvir a voz de uma terceira pessoa.

Nesses dias de maior congestionamento no serviço oferecido pela Tim, o cruzamento de linhas tem sido fato bastante corriqueiro.



Escrito por alcimarantonio às 17h54
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




FELIZ 2013

A todos, saúde e paz!

O ano de 012 foi um ano bom, de muitas realizações. 2013 poderá ser melhor. Depende muito da força de vontade de cada um.

Nesse contexto, o Blog O MESSIENSE, que mais parece ter um clube de amigos ao invés de uma legião de leitores, deseja a estes, seus leitores, um ano de 2013 repleto de paz, saúde, felicidade, trabalho e prosperidade.

E conclama os seus leitores a engrossarem as fileiras dos que continuam a defender valores sociais sólidos para a construção de um mundo melhor, com enorme valorização da família, que continua a ser a base de sustentação de uma sociedade melhor e mais justa.

Independentemente da opção religiosa de cada um dos leitores, o Blog, ecumenicamente falando, deseja a seus leitures que Deus abençoe a cada um. E que cada um deixe Deus fazer morada em seu coração.

A todos, feliz 2013, com muita harmonia, saúde e paz!

Blog O MESSIENSE - Alcimar Antonio de Souza (editor/responsável)



Escrito por alcimarantonio às 17h41
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




MESSIAS TARGINO

Eleitos messienses serão empossados neste dia 1º de janeiro

Eleitos com imensa maioria de votos no pleito de 7 de outubro de 2012 para os cargos de prefeito e vice-prefeito, Arthur de Oliveira Targino (PMDB) e Genésio Francisco Pinto Neto (Pôla Pinto, do PT), já devidamente diplomados pela Justiça Eleitoral, serão empossados nos referidos cargos neste dia 1º de janeiro de 2013, para mandatos que só terminarão em 31 de dezembro de 2016.

Às 10 horas, a Câmara Municipal de Messias Targino, sob a presidência do vereador Juscelino Herculano Jales (PR), dará posse aos nove vereadores eleitos, dos quais seis compõem a base de sustentatação política do prefeito até aqui diplomado Arthur Targino, e dará posse também aos prefeito e vice, Arthur e Pôla.

No mesmo ato haverá a eleição para os cargos da Mesa Diretora da Câmara Municipal.

Às 19 horas, a prefeita atual, Shirley Ferreira Targino (PR), fará a transmissão do cargo para o novo prefeito, Arthur Targino (PMDB). O evento ocoerrá num clube da cidade de Messias Targino. 



Escrito por alcimarantonio às 17h34
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




PATU

Festa das posses será iniciada à tarde e seguirá noite adentro

Neste dia 1º de janeiro de 2013, o Município de Patu viverá mais um daqueles dias de intensa movimentação política.

Às 17 horas acontecerá na Câmara Municipal a posse dos vereadores eleitos e já diplomados, seguindo-se ao ato de posse a eleição para os cargos da Mesa Diretora da Casa Legislativa municipal.

Às 18 horas, a Câmara Municipal, já com nova Mesa Diretora, dará posse a Evilásia Gildênia de Oliveira e Gorete Dantas Forte nos cargos de prefeita e vice-prefeita, respectivamente. O ato também ocorrerá nas dependências da Câmara de Vereadores patuense.

Às 19 horas será a vez da prefeita Evilásia Gildênia empossar aqueles que ocuparão os cargos de secretários municipais, agora reorganizados em nova estrutura administrativa, aprovada pela Câmara Municipal ainda no mês de dezembro de 2012.

Às 20 horas, os empossados e toda a população festejarão na Praça de Eventos Oliveira Rocha, no centro de Patu, ao som de Felipe Maiko e banda Forró Magote.



Escrito por alcimarantonio às 17h24
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




ROMARIA E CONFRATERNIZAÇÃO

Santuário do Lima se prepara para receber romeiros

O Município de Patu, no Oeste do Rio Grande, de maioria de fiéis cristãos-católicos, é daqueles poucos que se pode dizer que tem dois padroeiros. No caso, são duas padroeiras.

Nossa Senhora das Dores, que tem Igreja Matriz com o seu nome, localizada no centro da cidade de Patu, tem festa realizada no período de 6 a 15 de setembro, sendo feriado municipal o dia 15 de setembro.

Nossa Senhora dos Impossíveis, que dá nome ao Santuário de mesmo nome, localizado na Serra do Lima, a poucos quilômetros da cidade de Patu, tem festa celebrada no mês de novembro. O dia 21 de novembro é feriado no Município de Patu.

Mas Nossa Senhora dos Impossíveis tem também outra festa importante, que reune no Santuário do Lima uma multidão de fiéis. Trata-se da Romaria de Ano Novo, realizada no dia 1º de janeiro de cada ano, uma das maoires festas religiosas do Rio Grande do Norte.

Neste dia 1º de janeiro de 2013, o bispo da Diocese de Santa Luzia, de Mossoró, dom Mariano Manzana, estará presente ao evento, como acontece todos os anos.

Ainda antes do nascer do sol, milhares de pessoas começam a subir a Serra do Lima, em direção ao Santuário, onde serão celebradas três missas, batizados e onde também haverá procissão.

Eis a programação da Romaria de Ano Novo do Santuário do Lima (1º de janeiro de 2013):

. 7 horas - Missa (a ser celebrada por padre George)

. 9 horas - Missa Solene (presidida pelo bispo diocesano, dom Mariano Manzana, e concelebrada pelos padres Domingos e George);

. 10 horas e 45 horas - Procissão de Nossa Senhora dos Impossíveis e Batizados;

. 11 horas - Missa (a ser celebrada por padre Domingos Sá);

. 12 horas - Almoço de confraternização no Refeitório da Pousada do Santuário.



Escrito por alcimarantonio às 17h08
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




DIREITO DO CONSUMIDOR

Consumidor deve guardar recibos dos pagamentos feitos no ano, recomenda Ibedec

Daniel Lima

Repórter da Agência Brasil

Brasília - O ano está acabando e o que fazer com os recibos na hora de limpar as gavetas? Separá-los e organizá-los, sejam de pagamento de impostos, sejam de quitação de outras dívidas, recomenda o Instituto Brasileiro de Estudo e Defesa das Relações de Consumo (Ibedec). A instituição destaca que, no caso de pagamentos de impostos, os recibos devem ser guardados por cinco anos.

Segundo Geraldo Tardin, presidente do Ibedec, é comum no início do ano as pessoas descobrirem que deixaram de pagar uma parcela de algum imposto. “Por isso, é importante para o cidadão ter tudo organizado e separado. No caso de documentos fiscais, o prazo é sempre cinco anos. Não se deve descartar nada”, recomenda.

Devem ser guardados, também por cinco anos, os comprovantes de despesas usados na Declaração do Imposto de Renda, como os relativos a empréstimos bancários, a investimentos e a aquisições de bens, como imóveis, informou Tardin. No caso de transações de pessoa física com pessoa física, como recibo de aluguel, por exemplo, o prazo é menor: três anos.

Para as relações protegidas pelo direito do consumidor, que são de pessoa física com pessoa jurídica, os documentos devem ser guardados também por cinco anos. Caso a compra seja parcelada, o presidente do Ibedec recomenda que os cinco anos sejam contados a partir do pagamento da última parcela e, claro, arquivados todos os recibos anteriores.

Ter cuidado com os comprovantes é importante, assim como ter os documentos organizados em pastas separadas. Segundo Tardin, não adianta guardar os documentos em mesmo lugar, porque pode ser difícil encontrá-los na hora em que mais precisar.

No caso dos trabalhadores, o Ibedec recomenda o armazenamento de papéis que comprovem sua vida laboral, como os contracheques. “Isso porque quando chega a época da aposentadoria, se faltar comprovar algum período trabalhado muito distante, a pessoa poderá ter dificuldade. Infelizmente, existe sim a burocracia”, destaca Geraldo Tardin.

Os consumidores que programam quitar as dívidas com débito em conta não devem descuidar de verificar o extrato bancário no dia posterior à data do pagamento para ver se a operação foi concretizada. Também devem ter cuidado com os cheques predatados, pois os valores ao serem debitados, podem deixar o saldo inferior ao necessário para pagar as dívidas programadas no banco.

Um erro muito comum, segundo Tardin, ocorre com o pagamento feito por meio do código de barras. O consumidor acredita que está tudo certo, mas depois descobre que programou o pagamento com erros. “Tem que ter a atenção redobrada para esses problemas e evitar uma dor de cabeça futura. Nesses casos, a prova é única e exclusiva da pessoa”, explica.

O consumidor deve também deve evitar atrasar o pagamento de faturas como as do cartão de crédito porque o boleto não chegou no endereço indicado para correspondência até a data do vencimento.

“Muitas vezes, as pessoas aguardam até a data do pagamento para ver se o boleto chega. É errado. Se o boleto não chegou, ligue para a administradora do cartão ou entre no site da companhia para pedir pelo menos o código de barras e efetuar o pagamento. Senão, pagará juros e multas remuneratórias”, alerta.

Os prestadores de serviço são obrigados por lei a mandar a declaração de quitação de débitos em maio de cada ano. Mas, segundo Tardin, muitas empresas resistem e não cumprem essa obrigação. Para ele, no entanto, se não encaminham, “admitem uma confissão velada de que o consumidor não está devendo nada”. Legislação federal estabelece que a declaração de quitação anual substituirá os recibos e comprovantes mensais emitidos ao longo do ano anterior.

Fonte: Agência Brasil (www.agenciabrasil.ebc.com.br)



Escrito por alcimarantonio às 16h33
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]


[ página principal ] [ ver mensagens anteriores ]


 



Meu perfil
BRASIL, Nordeste, Homem, de 36 a 45 anos, Portuguese, Catalan, Livros, Música
MSN -
Histórico
Outros sites
  UOL - O melhor conteúdo
  BOL - E-mail grátis
  Blog de Evanio Araújo
  Blog de Carlos Santos
  Blog do Campelo, de Bruno Campelo
  Jornal Gazeta do Oeste
  Jornal Correio da Tarde
  Jornal de Fato
  Jornal O Mossoroense
  No Minuto
  Site do Pôla Pinto
  Blog do Marcos Dantas
  Blog de Raimundo Nonato de Almeida
  Jornal Diário de Natal
  Blog da Folha Patuense
   Blog da Prefeitura de Messias Targino
  Blog Sertão Caboclo
  Blog de Silvana Elizabete
  Mascena Cordeiro
  Blog da Câmara Municipal de Messias Targino
  Márlio Forte
  Patu News
  Blog do jornalista Pedro Carlos
  Blog do F. Gomes
  Pátria Latina
  Tio Colorau, por Erasmo Firmino
  Blog Helito News
  Blog do Gutemberg Moura
  Blog do Vereador Juscelino
  Paróquia de Nossa Senhora das Dores - Patu
  RN Notícias
  Bastidores da Política, por Henrique Aurélio
  Blog do Wallace
  Herbert Mota
  Blog Olhar Messiense
  Grande Ceará Mirim
  Domínio Público - Biblioteca Digital
  Blog de Erivan Morais
  Patu no Esporte
  Luta e Liberdade - Lucélia Ribeiro
  Santuário Nossa Senhora dos Impossíveis - Patu
  Oeste em Pauta
  Conversa Afiada - Paulo Henrique Amorim
  Thurbay Rodrigues
  Professor João Filho
  Vi o Mundo - Luiz Carlos Azenha
  Mundo da Bola, por Ivo Neto
  Carta Capital
  Conselho Tutelar de Janduís
  Julierme Torres
  Blog Última Notícia - Rui Nascimento
  Blog do Aldo Araújo
  Patu 24 Horas
  Blog do Ailton
  Olhar Crítico, de Patu
  Terra
  Givva.com.br
  Messias Online
  Patu Cidade Turística
  Coluna Patu
  Blog Tiago Gomes
  Rádio Juventude FM (87,9)
  Vereador Anderson
Votação
  Dê uma nota para meu blog